Dentre as melhorias estão a inclusão do título de professor titular na carreira e o pagamento de abono salarial aos ativos (efetivos e substitutos) e aposentados na folha de setembro.
Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) aprovaram, nesta quinta-feira (20), a suspensão da greve, durante nova assembleia. Após diálogos com Governo do Estado, os docentes aceitaram as propostas.
Apesar de aceitarem a proposta, a categoria vai “continuar mobilizado e fiscalizando o cumprimento do acordo firmado com o governo”. Na tarde desta sexta-feira (21), o Sindicato de docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece) se reúne com a reitoria da instituição para discutir o calendário acadêmico e o retorno das atividades.
Dentre as melhorias estão a inclusão do título de professor titular na carreira, o pagamento de abono salarial aos ativos (efetivos e substitutos) e aposentados na folha de setembro e a convocação de 35 docentes do cadastro de reserva com mesa para estudo e ampliação nos anos de 2025 e 2026.
No dia 17 de julho, será instalada uma mesa com os órgãos responsáveis pelo orçamento do estado para tratar da recomposição salarial.
Confira as propostas dos professores:
- PL das Ascensões: Envio do projeto que altera a lei n.º 14.116/2008, em até 15 dias corridos, conferindo segurança jurídica ao processo de desenvolvimento funcional.
- Inclusão do Professor “Titular”: Inclusão no desenvolvimento da carreira, como uma etapa de promoção.
- Pagamento de abono salarial: Pagamento de abono salarial aos professores efetivos, ativos e aposentados em parcela única em outubro de 2024.
- Ampliação de cargos: Ampliação de 25% do número de cargos existentes no Grupo Ocupacional Magistério Superior.
- Concurso público: Realização de concurso público para suprimento de vagas remanescentes dos últimos concursos, sendo 49 vagas para a FUNECE.
- Convocação de professores: Convocação de 35 professores do cadastro de reserva do último concurso e estudo para convocação complementar em 2025 e 2026.
- Recomposição salarial: Instalação de mesa específica para tratar da recomposição salarial, instalada a partir de 17 de julho, para estudar a equiparação do vencimento base das carreiras Magistério Superior (MAS) e Magistério da Educação Básica (MAG), tomando como fator a referência F da carreira MAG, equivalente à referência A (Auxiliar) na carreira MAS.
- Negociação com Movimento Estudantil: Instalação de mesa de negociação com o Movimento Estudantil.
Fonte: g1.globo.com | Foto/Imagem: Helene Santos/ Casa Civil