Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Por que Fortaleza é a terceira cidade do País com maior número de beneficiários do Bolsa Família? - Rádio Flash

Por que Fortaleza é a terceira cidade do País com maior número de beneficiários do Bolsa Família?

Dados de janeiro de 2024 indicam que Fortaleza é a terceira cidade do Brasil em número de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, são 347.408 núcleos familiares que recebem o benefício.

Os números são da plataforma da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e atualizados mensalmente, contabilizando novas adesões e saídas de beneficiários do Bolsa Família.

Na série histórica do Sagicad, que considera as variações nos últimos seis meses, setembro de 2023 registrou o maior número de famílias que recebiam o benefício: 357.563. O mês com o menor índice foi o mês anterior, agosto, com 343.709 núcleos familiares contemplados com o programa.

Em outubro de 2023, o Bolsa Família completou 20 anos de existência, reunindo uma série de outros benefícios anteriormente concedidos para os brasileiros, como o Bolsa-Escola e o Auxílio-Gás.

Nesse período, Fortaleza vivenciou um grande crescimento, deixando para trás Recife e Salvador e se tornando a capital do Nordeste com a maior população e o maior Produto Interno Bruto (PIB), dados comprovados pelo Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, a capital cearense tem pouco mais de 2,42 milhões de habitantes, e fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília dentre as cidades com maior população do Brasil.

Para especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste, está nítida a relação entre o grande número de pessoas em Fortaleza com o número de beneficiários pelo Bolsa Família, mas os dados também acendem um alerta para os ainda persistentes baixos indicadores socioeconômicos e a desigualdade social.

 

Fonte: Diário do Nordeste | Foto/Imagem: – Thiago Gadelha

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Rádio Flash - Iguatu, CE | 2024