Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Motoristas e entregadores de aplicativo se reuniram em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (26), em um protesto contra o Projeto de Lei que busca a regulamentação do trabalho da categoria, que tramita no Congresso Nacional. Os profissionais que estão contra o Projeto de Lei se reuniram em vários pontos do País.
O protesto reuniu motoristas de motocicletas e carros em frente à Arena Castelão e seguiu a concentração até a Rua Barbosa de Freitas, no bairro Dionísio Torres. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve presente no local e forneceu orientações aos motoristas.
Os manifestantes seguiram em direção à sede da Assembleia Legislativa do Ceará, com o objetivo de serem recebidos pelo deputado e presidente da Casa, Evandro Leitão. Antes da saída dos manifestantes, o tráfego no local seguia normalmente.
O Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, da Presidência da República, apresentado no plenário da Câmara dos Deputados no dia 5 de março, dispõe sobre “a relação de trabalho intermediado por empresas operadoras de aplicativos de transporte remunerado privado individual de passageiros em veículos automotores de quatro rodas e estabelece mecanismos de inclusão previdenciária e outros direitos para melhoria das condições de trabalho”. O texto deverá ser objeto de audiências públicas na Câmara Federal.
O projeto ainda prevê uma remuneração mínima para os motoristas de aplicativos, bem como um ganho variável decorrente das corridas. Essa remuneração terá de atender aos seguintes critérios: