Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A conta de luz no Ceará não terá reajuste de preço no próximo ano, mas isso não significa que o valor cobrado pela energia não terá mudanças. Em entrevista exclusiva ao Sistema Verdes Mares, a diretora presidente da Enel Distribuição Ceará, Márcia Sandra, explicou como será o processo entre 2022 e 2023.
Fechando um ciclo de 4 anos, o próximo ajuste nas contas de luz será baseado apenas na revisão tarifária, processo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após uma análise de dados referentes aos últimos 4 anos de operação da concessionária.
Apesar da certeza do modelo, a presidente da Enel Ceará afirmou que ainda não há previsão para a porcentagem de reajuste da tarifa de energia em 2023. Santos ainda ponderou que o último reajuste aplicado nas contas de energia, de 24,85% na média, é um reflexo direto de resultados represados após os picos da pandemia de covid-19 em 2020 e 2021.
“O reajuste do ano passado que carregou o impacto da pandemia contou com as concessionárias decidindo não aplicar toda a tarifa, entendo a situação de mercado e toda a análise do cenário”, Márcia Sandra- Presidente da Enel Distribuição Ceará.
“Mas queria reforçar que os 24,85% foi de toda a cadeia: geração, transmissão, e a distribuição. Além disso temos os encargos setoriais que foi toda a parte de tributos”, acrescentou Sandra.
“Desses 24,85% o que fica para a distribuidora, para fazer melhorias e novos investimentos, é 5,84%. Em 2022 nós teremos a revisão tarifária. Teremos no final de janeiro a Aneel promovendo uma audiência pública e a partir disso se faz todo o trabalho de verificação de custos durante os últimos 4 anos para se aplicar a revisão da tarifa. Mas é uma questão particular”, completou.
Anúncio
Seguindo a agenda da revisão tarifária, a Aneel deverá realizar uma série de audiências públicas no final de janeiro para discutir a possível mudanças ao analisar os dados fornecidos pela Enel Ceará. A partir de fevereiro, quando houve uma definição, a concessionária no Estado deverá informar o valor calculado pela agência reguladora.
“Não temos nenhuma previsão ainda. A Aneel recebe todos os dados e ela que legisla sobre esse tema. Quando eles finalizam esse processo, eles comunicam a distribuidora e então nós comunicamos à população”, explicou Sandra.