Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Dia D nacional de vacinação contra poliomielite acontece neste sábado (8) no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) a meta de imunização é de 95%. O público-alvo são crianças menores de cinco anos. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 2.500 salas de vacinação no território estadual.
“As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 25 de maio. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo. É fundamental que mães e pais levem os filhos para se vacinar”, destaca a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges.
O Ceará ocupa o primeiro lugar no ranking de cobertura vacinal em 2023, entre as unidades federadas, na vacina Poliomielite administrada em crianças menores de um ano. O estado obteve cobertura vacinal de 93%, seguido pelo Piauí, com 92%, e Santa Catarina, com 90%.
A poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode causar óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
Para Ligia Nerger, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, a estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no Brasil desde 1994.
“A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, afirmou, em nota divulgada.
Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.