Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Fortaleza vai sediar 5 encontros do Grupo dos Vinte (G-20), que é o principal fórum de cooperação econômica formado pelas maiores nações do mundo, entre junho e agosto deste ano. Para a preparação dos eventos, o Governo do Estado criou um Grupo de Trabalho (GT) para cuidar da logística, segurança e infraestrutura, por exemplo, da ocasião.
A criação desse GT foi formalizada no Diário Oficial do Estado, sob o decreto Nº 35.852, do dia 31 de janeiro de 2024, com o objetivo de planejar, organizar e executar as ações necessárias para a realização das reuniões do G20, composto por países como Estados Unidos, África do Sul e China.
Secretarias Estaduais como Educação, Turismo e Segurança, além de convidados da Prefeitura de Fortaleza, Ministério das Relações Exteriores e a Polícia Federal, compõem o grupo.
Entre as atribuições está a criação de centro de coordenação estratégica para assegurar que todas as atividades e preparativos estejam alinhados e sejam executados de forma eficiente.
Algumas questões do cerimonial também serão resolvidas pelo grupo, como definir – em parceria com o Governo Federal e as secretarias de Estado envolvidas –, como serão as participações durante o evento no que diz respeito a discursos de boas-vindas, stands de divulgação de projetos, organização de momentos conjuntos com a sociedade civil e empresas privadas.
Também deve ser feita a articulação com os órgãos de segurança e a aduana federal para garantir a segurança dos participantes e a logística para entrada no país. Será criado um gabinete de gestão de contingências para solucionar emergências ou imprevistos.
Os representantes também serão responsáveis por garantir que os locais das reuniões estejam adequadamente equipados com infraestrutura necessária (como tradução simultânea, salas de imprensa, conexão de internet de alta velocidade e equipamentos audiovisuais).
Esse comitê cearense deve supervisionar o transporte e acomodação dos participantes, incluindo a facilitação de acesso nos aeroportos.
Por fim, o grupo deve envolver secretarias, como Cultura, Turismo, Povos Indígenas, Igualdade Racial, Educação, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Econômico na elaboração de programas culturais, educacionais e de negócios.
Com a publicação do decreto, a Casa Civil vai encaminhar ofício a todos os órgãos e entidades que vão formar o grupo. Serão definidos representantes de cada uma delas e a participação não será remunerada. Confira quem compõe o grupo: