Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A chuva registrada no município de Quixadá, no interior do Ceará, tem gerado alagamentos e transtornos para os moradores desde o domingo (10). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram casas tomadas por água, comprometendo móveis e impedindo a passagem em diversas vias públicas.
Quixadá é apontado como o 10º município do Ceará em que mais houve chuvas entre as 7h de domingo e as 7h desta segunda-feira (11), conforme informou a Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram 25 mm de chuva nesse intervalo de 24 horas.
Iracema (45 mm), Jaguaribana (43,6 mm), Umari (38 mm), Moraújo (29 mm), Granja (24 mm), Martinópole (22 mm), Forquilha (22 mm), Crateús (20 mm) e Boa Viagem (25 mm).
As precipitações podem gerar não apenas transtornos, mas também situações de risco, como sinalizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Instituto emitiu alerta amarelo, que indica perigo potencial, para o município de Quixadá e ainda outros do estado do Ceará, principalmente no litoral leste, mas também no Sertão Central e na Região Metropolitana de Fortaleza.
O órgão aponta, com isso, que pode haver registros de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e ainda risco – ainda que baixo – de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Com esse alerta, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.