Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ar mais seco que favorece as baixas temperaturas nesta época do ano no Ceará torna-se também motivo de alerta à população de algumas regiões. Entre quarta (24) e as 19h da próxima sexta-feira (26), 65 municípios cearenses têm “perigo potencial” pela baixa umidade, conforme aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão indica que a umidade relativa do ar nessas localidades deve variar entre 30% e 20%, nível muito abaixo da média de 70% a 80% registrada comumente nos municípios do Estado. Neste mês, aliás, a menor umidade média do ar registrada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foi de 54,2%, em Jaguaribe.
Com a redução das chuvas – desde segunda-feira (22), nenhuma cidade teve precipitações – e a queda na umidade, o Inmet destaca os riscos de incêndios florestais, além dos possíveis danos à saúde, ainda que “baixos”.
O aviso é classificado como amarelo, que representa o menor grau de severidade na escala definida pelo instituto. Ainda assim, o Inmet orienta alguns cuidados que devem ser adotados pelos moradores das cidades afetadas:
A Funceme confirma que estavam previstos “valores entre 20% e 30% de umidade relativa do ar na quarta, e entre 15% e 25% nos próximos dias para o período das tardes no Centro Sul do Ceará, com destaque para as macrorregiões do Cariri e sul da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns”.
Entre quarta e sexta-feira (26), o céu deve permanecer sem nuvens em todos os turnos e macrorregiões do Estado.