Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Açudes do Ceará têm maior volume que em 2023, mas cenário requer atenção - Rádio Flash

Açudes do Ceará têm maior volume que em 2023, mas cenário requer atenção

No início do primeiro mês da quadra chuvosa, os açudes do Ceará apresentam um cenário que inspira atenção. Dos 157 reservatórios monitorados, o volume total acumulado atingiu 6,86 bilhões de metros cúbicos, representando 36,9% da capacidade total, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Embora o número indique uma melhora em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o acumulado era de 30% da capacidade, o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, destaca a necessidade de cautela, especialmente nas regiões do Médio Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns, onde os acumulados alcançam cerca de 20% da capacidade hídrica.

Por outro lado, as bacias hidrográficas do Litoral, Acaraú, Coreaú e Serra da Ibiapaba – na porção noroeste do estado – apresentam acumulados expressivos, ultrapassando 60% da capacidade.

“Essa diferença entre as regiões evidencia a irregularidade do regime chuvoso no estado, característica marcante do clima semiárido”, explicou Tércio sobre as características do regime semiárido.
A Bacia do Banabuiú, localizada no Sertão Central, registrou uma recuperação parcial após a quadra chuvosa de 2023, elevando o volume atual para 33%.

Além disso, importantes açudes como Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba, responsáveis por abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza, mantêm 52% da capacidade total de armazenamento.

Já as bacias do Salgado e do Alto Jaguaribe, na porção sul do Estado, registram cerca de 50% da capacidade total.

 

Fonte: g1.globo.com | Foto/Imagem:- Cogerh/ Divulgação

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados a Rádio Flash - Iguatu, CE | 2024